Vencedores da III edição do concurso de empreendedorismo jovem promovido pela AEA visitaram Barcelona.
A Associação Empresarial de Amarante levou a cabo no ano letivo escolar 2014/2015 a III edição do projeto Jovens Empreendedores – Construir o Futuro. O projeto tem estimulado o empreendedorismo, até então pouco explorado nas escolas secundárias do concelho de Amarante, através de iniciativas direcionadas aos alunos.
Neste âmbito uma das atividades realizadas foi um Concurso de Ideias de Negócio, do qual resultaram cinco ideias de negócio vencedoras. Cada uma das escolas, Escola Secundária de Amarante, Colégio de São Gonçalo, Cenfim – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, Escola Profissional António do Lago Cerqueira e Externato de Vila Meã contou com um grupo vencedor de uma viagem prémio.
Nesta edição o grupo de vencedores acompanhados por professores e responsáveis da AEA, viajou até Barcelona, numa viagem com a duração de três dias, de 7 a 9 de setembro.
Barcelona tem apostado na promoção do empreendedorismo na região, sendo assim uma cidade de visita obrigatória. O grupo visitou duas incubadoras distintas, Mob Barcelona e Barcelona Activa onde se cruzou com diversos jovens empreendedores.
Mob – Makers of Barcelona é um espaço de coworking, com salas que proporcionam o trabalho em colaboração, e ainda uma oficina direcionada a criar e experimentar tecnologias digitais. É um espaço centrado na criatividade, inovação e espírito empresarial, caracterizando-se por ser um espaço de trabalho descontraído, dinâmico e criativo. Nesta incubadora os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os projetos das startup ali inseridas e dar a conhecer também as suas ideias de negócio.
Já na incubadora Barcelona Activa o grupo encontrou um espaço diferente, onde lhes foi proporcionada a visita aos espaços de incubação de empresas, na qual conheceu a Unique Visitors, uma startup que está a desenvolver uma aplicação para museus com o intuito de melhorar a experiência dos seus visitantes, o público-alvo do produto, sendo permitida a criação de rotas pelas obras que mais interessarem ao usuário, o que fará no momento da visita rentabilizar o tempo disponível. BA trata-se de um centro de empreendedorismo que presta suporte aos empresários locais, e define-se como a organização executora das políticas de promoção económica da Câmara Municipal de Barcelona.
O plano da visita integrou também a passagem pelos locais emblemáticos da cidade: a Praça Catalunha, La rambla, o mercado La Boqueria, Passeio de Gracia, onde está localizada a Casa Batló que foi redesenhada pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí, o Castelo de Montjuic, a Praça de Espanha, e por fim a Sagrada Familia.
Para a AEA o intuito desta viagem, que marca o culminar da iniciativa, prende-se com o enriquecimento pessoal e profissional dos jovens, contribui para uma visão e pensar mais global, proporcionando-lhes visitas exclusivas e motivando-os para que reflitam e construam o futuro com mais responsabilidade.
É de salientar que é devido ao trabalho de um conjunto de instituições que se aliam à AEA em cada ano que o projeto tem sido exequível, nomeadamente o apoio da Fundação Manuel António da Mota, o apoio também da Câmara Municipal de Amarante, e a parceria do Instituto Empresarial do Tâmega, da Athos – Associação de Trabalho Humanitário e Organização Social, e a colaboração do Nait – Núcleo Académico e Inovador do Tâmega.
A AEA pretende continuar a desenvolver esta iniciativa empreendedora nas escolas de ensino secundário e espera encontrar mais parceiros que se possam aliar para cooperar, enriquecer e promover atividades inovadoras.