In Vino Expertise

Cofinanciado pelo programa Erasmus Plus e focado no Enoturismo como opção de trabalho e desenvolvimento rural, este projeto teve início em janeiro de 2021 e conta com a participação de seis parceiros: Câmara Municipal de Medina del Campo (coordenador do projeto através da Escola Superior de Enoturismo de Castilla y León) e Asociación DESES-3 de Espanha; Forcoop Cora Venezia de Itália; AEA- Associação Empresarial de Amarante de Portugal; Iter Vitis de França; Axion Academy da Eslovênia. Todos se caracterizam por uma importante presença do setor vitivinícola nos seus territórios e, portanto, determinados a gerar impacto no setor, através da formação e qualificação profissionais.

O projeto pretende apoiar a formação de adultos desempregados, na área do enoturismo, com uma aposta transnacional no tratamento do património cultural de produtos europeus, como o vinho. O objetivo principal do projeto é desenvolver um curso de formação de enoturismo, alcançando dois grupos, nos quais os desempregados (grupo-alvo direto) e as empresas (grupo indireto) possam alcançar um ponto de encontro através das suas necessidades mútuas.

No âmbito da primeira fase do projeto, o consórcio elaborou um inquérito a empresas ativas no enoturismo, com o objetivo de recolher informação sobre as competências, conhecimentos e atitudes que os seus profissionais devem ter na hora de se contratar. Paralelamente, foram recolhidos dados sobre as necessidades de aprendizagem dos adultos desempregados para a realização de formações com oportunidades reais de emprego após a conclusão do curso a realizar.

Na etapa seguinte, o grupo desenvolveu os conteúdos programáticos do curso de enoturismo, estando previsto de janeiro a maio de 2022, o desenvolvimento em cada país de um curso piloto, destinado a 20 participantes.

Paralelamente, o grupo está a desenvolver uma plataforma na internet, com o objetivo de disseminar os resultados, assim como de proporcionar o encontro entre a oferta e a procura de profissionais e empresas, ao nível internacional.

A 11 e 12 de novembro, o grupo encontrou-se presencialmente em Amarante, para o balanço das atividades e programação das novas fases do projeto. O ponto alto do encontro foi a visita ao Monverde e a experiência de produzir um vinho, o que resultou num momento verdadeiramente entusiasmante para alguns dos especialistas em vinhos que vieram na comitiva.

Cofinanciado por: