Objetivos

No presente ano, a Associação Empresarial de Amarante (AEA) deu vida a um projeto há muito desejado – a criação de um jornal oficial.

Esta publicação, de cariz informativo, apelidada de Vida Empresarial de Amarante é especializada nas áreas socioeconómicas, com uma tiragem de 2.000 exemplares, 24 páginas e periodicidade mensal.

O Vida Empresarial de Amarante pretende dar cobertura noticiosa às atividades desenvolvidas, ao longo do ano, pelas diversas empresas ligadas à AEA. Ainda no mesmo âmbito, dará também destaque à figura de um empresário por mês, com o objetivo de mostrar os vários rostos por detrás da atividade empresarial em Amarante.

ESTATUTO EDITORIAL

1 – O “Vida Empresarial de Amarante” é uma publicação periódica, generalista e que se orienta pelos princípios da liberdade, do pluralismo e da independência, procurando assegurar a todos o direito à informação.

2 – O “Vida Empresarial de Amarante” respeita os direitos, liberdades e garantias consignadas na Constituição da República.

3 – O “Vida Empresarial de Amarante” assume-se como independente de todos os poderes políticos e económicos, bem como de qualquer credo, de qualquer doutrina ou ideologia, respeitando todas as opiniões ou crenças.

4 – O “Vida Empresarial de Amarante” privilegia, no seu conteúdo, a informação isenta, rigorosa e objetiva, distinguindo claramente os espaços de opinião livre e assegurando nestes o confronto das diversas correntes ideológicas.

5 – O “Vida Empresarial de Amarante” considera a sua atividade como um serviço de interesse público, com respeito total pelos seus leitores, em prol do desenvolvimento da identidade e da cultura local, regional e nacional, da promoção do progresso económico, social e cultural das populações e do reforço da independência nacional e da paz.

6 – O “Vida Empresarial de Amarante” concede o direito de resposta a qualquer indivíduo ou organização, sempre que devidamente fundamentado. Essa resposta não deve ser objeto de qualquer nota de redação, exceto quando houver nela erros importantes ou distorções graves da verdade.

7 – O “Vida Empresarial de Amarante” subordina-se à deontologia da Comunicação Social, cumpre a Lei de Imprensa, respeita as normas do Estatuto do Jornalista e observa as orientações definidas neste Estatuto Editorial.

8 – O “Vida Empresarial de Amarante” tem como objetivos:

  • Promover a comunicação entre as empresas ligadas à Associação Empresarial de Amarante;
  • Dar cobertura noticiosa a todas as atividades que envolvam as empresas associadas;
  • Construir um espaço privilegiado para a partilha e debate de ideias;
  • A informação deverá ter um âmbito predominantemente público e local;
  • Salvaguardar o rigor e a objetividade da informação e das suas fontes.