Norte 2020 – Plano de Desenvolvimento para o Setor Agroalimentar

Apoiada pelo Sistema de Apoio às Ações Coletivas – Qualificação, do Norte 2020, a AEA lança Plano de Desenvolvimento para o Setor Agroalimentar do Baixo Tâmega

Foi aprovado recentemente o projeto da AEA para apoiar as empresas do setor agroalimentar do Baixo Tâmega. Com a duração de 24 meses, o plano prevê uma série de ações, de diagnóstico das empresas e dos produtos, a qualificação e capacitação dos empresários e uma plataforma eletrónica para difusão de conhecimento, nomeadamente em relação aos métodos de transformação e à composição nutricional dos produtos transformados, de acordo com a nova diretiva comunitária.

De acordo com a AEA, o peso da indústria agroalimentar nos fatores culturais e históricos, assim como económicos e de emprego, devem merecer a preocupação dos agentes de desenvolvimento. Este é um eixo determinante para a competitividade regional, no entanto a dispersão e a dimensão das empresas e a baixa qualificação dos RH, fragiliza-o em termos de capacidade de inovação, na resposta a normas de segurança alimentar e a consumidores mais exigentes. O Plano pretende assim produzir conhecimento útil, que aumente o valor acrescentado dos produtos e permita o acesso a mercados mais dinâmicos.

Este projeto tem o apoio do Estado Português e da União Europeia, assim como desde o início, da Câmara Municipal de Amarante, o principal parceiro do projeto, ao nível local. Para além disso, espera mobilizar outras entidades e os empresários da região, com vista ao aumento da dinâmica de um dos setores mais representativos da nossa indústria e da nossa herança cultural.